Medicina Preventiva

29/11/2017 16:44 | Última Atualização: 29/11/2017 16:44

O Departamento de Medicina Preventiva é um núcleo de assistência de saúde da Unimed São José do Rio Pardo, reestruturado em 05 de Julho de 2003, que contempla programas de prevenção aos seus clientes e também grupos especiais para gestantes, crianças, jovens, adultos, idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, gestantes e tabagistas.

O Departamento dispõe de palestras, cursos e atividades físicas oferecidos gratuitamente aos clientes Unimed São José do Rio Pardo,  visando melhorias para a qualidade de vida e bem estar aos clientes Unimed. Contamos também com uma Sede totalmente estruturada e adaptada para os grupos de prevenção, como:  salas de ginástica com equipamentos específicos para as atividades propostas, anfiteatro de palestras com multimídia – data show, salão de eventos e ampla recepção para acolhimento dos clientes.

Nosso principal objetivo é motivar nossos usuários para o desenvolvimento de auto cuidados  através de informações, orientações, folhetos educativos, cursos palestras e campanhas com a comunidade.

A Medicina Preventiva da Unimed de São José do Rio Pardo, no ano de 2010, foi certificada entre as primeiras operadoras do País a ter 3 (três) de seus  programas de Prevenção da Saúde (Diabetes, Hipertensão e Obesidade)  aprovados pela Agência de Saúde Suplementar – ANS.

Dentre as atividades oferecidas pelo Departamento temos: Avaliação e Acompanhamento  Nutricional, Orientação Psicológica, Yoga, Relaxamento, Alongamento, Pilates, Dança, Técnicas Orientais, Zumba  e Caminhadas.

 

Para isso contamos com recursos variados, equipe multidisciplinar qualificada e pós-graduada nas melhores Universidades do País, com médico coordenador, pessoal administrativo, enfermeira,  psicóloga, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeuta, terapeuta comportamental e professora de yoga, para aplicar os programas, melhorar hábitos, condutas comportamentais e alimentares e hábito à prática de atividade física.

 

“MEDICINA PREVENTIVA – PREVENINDO DOENÇAS E GERANDO SAÚDE”

 

ASSOCIAÇÃO MULHER UNIMED – SÃO JOSÉ DO RIO PARDO (AMU)

A Associação Mulher Unimed de São José do Rio Pardo foi constituída em 05/12/2001, com duração por prazo indeterminado., nesta cidade de São José do Rio Pardo.  Sua Sede funciona atualmente à rua Rui Barbosa, nº 109, centro,  com personalidade política de direito privado e de caráter sócio-cultural e científico.

 

A entidade é formada por médicas cooperadas, funcionárias, esposas dos médicos, e esposas de funcionários da Unimed de São José do Rio Pardo.

 

A Associação Mulher Unimed –AMU-  tem por objetivo desenvolver programas e ações sociais assistenciais voltado a toda comunidade do município e região, por meio do trabalho gratuito e voluntário, atuando como agente de transformação social e no desenvolvimentos e execução das seguintes tarefas:

 

Programa Vida Iluminada:

 

Programas de assistência a crianças adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais visuais, com o ensino da computação adaptada com programas falados em computadores comuns; braille;  artesanato; música; yoga; culinária; passeios; atividade de vida diária e cuidados com os direitos sociais dos deficientes visuais.

 

Programa Felix:

Visa a inclusão digital ,inicialmente,de crianças, adolescentes e Adultos carentes que não tenham acesso a computadores e conhecimentos de informática básicos.

As vagas remanescentes são oferecidas a todos os interessados inscritos no Programa.

O curso tem duração de quatro meses, e são disponibilizados aos alunos equipamentos de informática e monitor especializado, e conta com o apoio do Centro Integração Empresa Escola (Ciee), que indica os monitores (estudantes de Informática) para o treinamento dos alunos.

No final o aluno recebe um Certificado de Conclusão do Curso.

 

Projeto Unialfa:

Em fevereiro de 2016 teve início o Curso de Alfabetização de Adultos que tem como objetivo proporcionar aprendizado para quem não teve oportunidade de ser alfabetizado em  idade escolar.

Este curso é aberto para toda comunidade e é oferecido o material didático a todos os participantes.

Projeto Natal na Creche

Todo ano acontece a entrega de presentes para  alunos de creche carente do município. A cada ano uma creche é contemplada com a nossa visita. No ato contamos com  a participação de um Papai Noel representado por um funcionário da Unimed e também com a presença das associadas da AMU,  Na ocasião, é oferecido também bolo para todas as crianças comemorarem antecipadamente o Natal. 

Esta festa ocorre sempre no início do mês de dezembro e a cada ano uma creche Tem como objetivo levar  alegria às crianças carentes e fazê-las acreditar que o sonho de Natal também é um direito delas, e desta maneira mostrar que não há diferença de raça e situação financeira dentro da sociedade em que vivem.

Acreditamos que agindo desta forma podemos contribuir na formação de futuros adolescentes sem traumas e frustrações,  São pequenos gestos que podem fazer a diferença.

 


Presidente da Associação Mulher Unimed: Dra. Teresa Cristina Bortot de Souza


Fonte: Unimed São José do Rio Pardo.