Atividades Culturais

29/11/2017 16:26 | Última Atualização: 29/11/2017 16:26

São José do Rio Pardo, cidade do Estado de São Paulo, que fica às margens do Rio Pardo, berço de  “Os Sertões”,  obra  escrita pelo  renomado escritor  Euclides da Cunha, que também foi responsável pela ponte construída em nossa cidade em 1901  (inaugurada em janeiro),  que faz parte de  nosso cenário até os dias de hoje.

Como Euclides da Cunha veio para São José com a família em 1898, ficou até 1901 e  morou  às margens do  Rio Pardo,  acostumou-se  demais com a  maravilhosa paisagem,  tanto que sete anos depois de ter partido daqui escreve ao seu amigo Francisco de Escobar: “Que saudades do meu  escritório  de  folhas de zinco e sarrafos, da margem esquerda do Rio Pardo”.

Um ano depois (1909) morre Euclides da Cunha e desde 15 de agosto de 1982, seus  restos mortais repousam no grande mausoléu,  ao lado da cabana,  onde marcou tanto a sua vida. Em São José comemoramos todos os anos no mês de Agosto a “Semana Euclidiana”, onde homenageamos este homem que tanto amou nossa cidade.

São José conta com vários pontos turísticos, além dos já citados como: O Cristo Redentor, A Ilha de São Pedro (que é ligada por Ponte Pênsil), Museu da Casa Euclidiana, Epidauro (Teatro de Arena), Ponte Metálica etc. Visite nossa cidade, o povo rio-pardense está de braços abertos para recebê-lo.