A importância da água para nossa saúde

29/11/2017 15:03 | Última Atualização: 29/11/2017 15:04
Pin It

A água como fonte de nutrientes é muitas vezes subestimada. No entanto, próximo ao oxigênio, ela é o elemento mais necessário à vida. Podemos viver por semanas sem alimentos, mas apenas poucos dias sem água. O equilíbrio de água em nosso organismo é regulado por um mecanismo de controle sensível, que regula a sede. Os rins atuam de maneira vital nesse processo, conservando ou eliminando água quando necessário.

Ela atua como solvente, resfriador, lubrificante e agente de transporte. A quantidade de água em nosso organismo varia com a quantidade de tecido gorduroso. Além de manter a temperatura corpórea estável, a água carrega nutrientes, elimina toxinas e resíduos, mantém o volume sangüíneo e oferece ambiente em que as reações químicas celulares ocorrem. O corpo possui três fontes de água:  a que bebemos, a água contida nos alimentos que ingerimos e a resultante do metabolismo de proteínas, carboidrato e lipídeos. Cerca de 70% a 90% dos alimentos são constituídos de água.

Mesmo em inatividade, o organismo perde, aproximadamente, dois litros de água por dia – principalmente através da urina, fezes e transpiração.  A quantidade diária ideal de água varia, dependendo do clima e da realização de atividade física.

Dicas para obter sua cota diária de água:

- A sede nem sempre é um bom indicador de que seu organismo necessita de água.  É preciso beber água regularmente, mesmo sem sede. Isso é verdade, especialmente,  para os idosos, pois a sensação de sede diminui com o passar dos anos.

- Beba de um a dois copos de água 30 minutos antes de se exercitar. Beba novamente meio copo de água 10 minutos antes. Finalmente, beba, no mínimo, um copo de água após o exercício.

- Os isotônicos não são necessários, a não ser após exercícios aeróbicos intensos por pelo menos 60 minutos. Essas bebidas contêm açúcar, eletrólitos (sódio e potássio) e suco de frutas.

A água pode ser consumida de várias formas, inclusive através de alimentos sólidos. Frutas, vegetais e sopas podem estar presentes no consumo diário. Leite, sucos, chás e outras bebidas sem açúcar também podem substituir a água pura. Mas bebidas com açúcar, apesar de conterem o líquido, têm a absorção prejudicada pelo açúcar. Não conte bebidas alcoólicas e com cafeína como fontes de água.

Pin It